terça-feira, setembro 08, 2009

ora digam lá...

faz sentido fazer o desfralde nocturno ao mesmo tempo que o desfralde da sesta? pergunto isto porque estamos a tirar a fralda da sesta à sara e na escola perguntaram-nos porque não tentavamos também tirar a da noite. ora eu não tinha isto planeado para já mas como estamos a ir com o diogo à casa de banho a meio da noite, aproveitavamos e iamos também com ela...

(escrevo isto e ao mesmo tempo estou quase a desistir...a sara está deitada há 1 hora e meia e já me pediu para ir à casa de banho 4 vezes...para além do ataque de choro por ter feito "uma pinguinha" na fralda)

15 comentários:

Eu disse...

Eu só desfraldei de noite depois de constatar que durante 1 semana a fralda estava seca de manhã! Mas o período entre o desfralde de dia e o da noite foi curto: 3 semanas.

Dorushka disse...

Na minha opinião, o desfralde nocturno deve ser feito quando a criança está preparada para isso. Eu ainda não consegui fazer o do meu e ele já tem quase 6 anos. Já tentámos de tudo e os "acidentes" são praticamente diários, por isso desistimos. Ele há-de deixar a fralda, mais tarde ou mais cedo. O importante é não criar "medos" nem frustrações na criança. É preferível continuar a pôr fralda até que deixe de fazer por si própria. Mas isto é a minha opinião e da pediatra do meu filho, não quer dizer que se aplique a mesma fórmula para todos. No nosso caso não valia a pena levantarmo-nos de noite para o levar ao wc, porque quando lá chegàvamos ele já tinha feito, então na noite seguinte levantàvamo-nos mais cedo, mas passados uns dias era a mesma história...
Enfim, não é fácil e cada caso é um caso...
Beijinhos
Dorushka

Anabela disse...

Com a Dani só tirei a fralda da noite quando ela apareceu seca durante 2 ou 3 semanas. Por acaso foi logo a seguir ao desfralde diurno, mas se não fosse assim não insistia em tirar-lha de noite. Concordo com a Dorushka, insistir e criar ansiedades pode ser contraproducente.
Beijinhos

Xana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Xana disse...

Eu acho que cada caso é um caso.

O João deixou de usar fralda de dia e à noite ao mesmo tempo, porque raramente molhava a fralda durante a noite.

A Inês deixou de usar fralda à noite mais de um ano depois de deixar de dia, porque fazia sempre chichi durante a noite e como tem o sono pesado, não acordava.

Nos dois casos foi quando eles mostraram estar prontos, sem pressões.

Eu esperava pelas fraldas nocturnas secas ;)

Patrícia disse...

Eu sempre ouvi dizer que se devia fazer separado.

a mim nunca me passou pela cabeça fazer simultaneo porque o desfralda da sesta demorou muito tempo a ficar resolvido. 6 meses depois ainda tinha cerca de 1 acidente por semana, em média.

Sempre achei que se nem uma sesta ele consegue acordar sequinho, vai aguentar uma noite inteira?!

Acima de tudo, eu acho que neste campo não há regras e devemo-nos guiar pelas capacidades deles e se estão ou não aptos a largar a fralda.

Os primeiros dias são sempre complicados e stressantes para eles. Se vires que essa angustia toda da Sara nao passa, adia para daqui a uns tempos. Não desistas já já. Dá-lhe uns dias, até para ela própria ter tempo de se mentalizar que à noite não se faz xixi. Se ao fim de uma semana continuar... Desiste! Sem problemas e sem pressão!


Uma dica... Nós comprámos o livro do bacio. No fim do livro vem uma caderneta para se colar estrelas. Cada vitoria uma estrela. Ao fim de 10 estrelas uma estrela grande com direito a recompensa!
Lá em casa resultou na perfeição. O livro é para o desfralde diurno, más nós adptamo-lo ao nocturno!

Já vamos na 7ª estrelinha, semana e meia :)

InêsN disse...

depois da noite de ontem...resolvemos aguardar! até pode ser que com o desfralde diurno ela tb comece a não fazer de noite mas isso serão as fraldas a dizer-nos.

obrigada pelas dicas :)

Rita disse...

Se achas melhor esperar espera!
Eu já n digo nada, depois de uma que deixou a fralda da sesta e da noite ao mesmo tempo, quase aos 4 anos, e outro que tb deixou ao mesmo tempo (e ao mesmo tempo para andar acordado) aos 2 anos e pouco... cada caso é um caso e é complicado opiniar :)
Beijinhos

Márcia Carvalho disse...

Com a resalva de que cada criança e cada familia tem o seu ritmo deixo-te a minha opinião e experiência: eu não sou apologista das idas à casa de banho nocturnas. Dá-me a ideia que isso cria habituação à bexiga. No fundo, penso eu, estás a ensiná-los a acordar de noite e não a dormir a noite toda tranquilos. os proprios miúdos ficam preocupados com isso e nem dormem descansados. É q minha opinião. Com os meus dois miúdos começamos a tirar a fralda durante o dia e quando eles deixam de molhar a fralda da sesta tiramos. O mesmo acontece com a fralda da noite. Quando de manhã a fralda está seca então deixam de a usar. Fazem xixi antes de dormir e não bebem liquidos depois do jantar. Ás vezes engolem água com o lavar dos dentes mais isso não é significativo. Connosco tem resultado e isto em termos de tempo vai à volta de dois meses desde o tirar a fralda do dia até à fralda da noite!!

barbarayu disse...

olá!

Eu sou um pouco preguiçosa em relação a essas coisas. Espero sempre que a fralda se mantenha seca durante uns tempos para retirar.

E só de pensar em levantar-me a meio da noite para os pôr a fazer xixi fico logo cansada, eh eh.

O Vasco deixou a fralda da noite uns bons meses (quase um ano) depois da de dia e eu esperei qeu fosse ele a dar-me "sinais" e quase não teve acidentes nocturnos.

O André (3 anos e meio) volta e meia acorda de manhã com a fralda seca e por isso nem tento ;)

A Marta deixou agora fralda de dia e já não faz xixi na fralda quando dorme a sesta, mas de manhã acorda com a fralda encharcada.

Cada caso é um caso :) É ir andando e vendo :)

beijocas!

BárbaraYu

LP disse...

Já foi dito tudo mas conto-te a minha experiência.

Todos deixaram a fralda da sesta logo a seguir a deixarem a de dia. A sesta é mais curta e basta levar a criança à casa-de-banho antes de se deitar.

À noite é mais complicado. Nem todos acordam e eu concordo com a Márcia quando diz que levá-los à casa-de-banho várias vezes durante a noite não cria bons hábitos. Para além disso é cansativo para nós e para eles.

O Henrique só deixou as fraldas da noite com 5 anos, quando começou a acordar seco.

O João deixou com 3. Apercebemo-nos que ele de levantava sozinho para ir à casa-de-banho quando precisava.

O Guilherme ainda usa fralda durante a noite. Já acorda algumas vezes seco mas ainda não o fez muitos dias seguidos.

Charilas disse...

Lá por casa, deixar a fralda da tarde e a da noite aconteceu, com ambos, em fases distintas. Primeiro deixaram a da tarde e depois (quase 1 ano depois) a da noite. Também não os levanto durante a noite. O importante é irem à casa de banho antes de se deitarem. Ao início temos sempre alguns precalços mas, rápidamente as coisas normalizam. Para além do impermeável para o colchão, comprei um forro impremeável para colocar em cima do lençol, tens na polux, ikea, vertbaudet etc....

mim disse...

com os meus foi tudo ao mesmo tempo.

Raquel disse...

A minha médica aconselhou-me a só tentar o desfralde nocturno 4 a 5 meses depois do desfralde diurno estar certinho e bem adquirido. No caso do Gabriel cumpri quase à risca e correu bem. No caso da Diana tive perguicite aguda porque calhou no Inverno e fiz o desfralde nocturno dela quase 1 ano depois dela já não usar fraldas de dia. Shame on me!!!

Vi disse...

O Mateus tem 3 anos feitos em Maio, em Agosto por estarmos de férias falamos sobre o desfralde e resolvemos tirar a fralda, durante o mês todo de férias acordou seco 5 vezes no máximo... pensei q talvez não esteja preparado, voltei a colocar fralda e agora aguardo que fique seca! embora tivesse lido no livro do Dr. Mário Cordeiro q se devem acordar as crianças durante a noite, tb o fiz mas correu mal.
Por tudo o que li aqui nos comentários que te deixaram, se calhar até faço bem aguardar que a fralda apareça seca para depois a retirar de vez.
Beijinhos e boa sorte